domingo, 24 de setembro de 2017

The Stars and Stripes Forever - John Philip de Sousa, um Luso descendente na América

Não é costume tecer considerações sobre as fotos expostas. Apelo sempre à análise e interpretação que cada um lhes quiser dar. No entanto desta vez impõe-se alguma introdução. Muito obrigado.


É de todos conhecido que os Portugueses estão espalhados pelo mundo inteiro. Apesar disso, sempre que encontramos um Português em terras longínquas, bem longínquas, é motivo de alegria, uma alegria recíproca, uma simpatia espontânea, de tal maneira que parece que nos conhecemos desde sempre.
O caso que hoje vos trago, é o de um Luso descendente Açoreano, que nos Estados Unidos fez carreira militar nos anos da guerra civil, foi compositor de marchas e tem o seu nome gravado naquela grande Nação - John Philip de Sousa.
No Museu de Art em Filadélfia, a sua obra musical está exposta, com pautas originais. É um gosto passar por ali.
A marcha THE STARS AND STRIPES FOREVER, é a marcha oficial dos Estados Unidos, escrita por ele.


Uma outra marcha, THE LIBERTY BELL, também da sua autoria, está ligada ao Sino de grande significado histórico. O sino está localizado no Museu da Art de Filadélfia, estado da Pensilvânia. Fundido em 1752, o Sino da Liberdade era conhecido como Old State House Bell até 1837, quando foi tido como símbolo do movimento abolicionista. O Sino da Liberdade talvez seja um dos mais notáveis símbolos da Revolução Americana e da subsequente Guerra de Independência, além de estar associado aos conceitos de Nacionalismo e Liberdade que fazem parte da cultura norte-americana.
O seu mais famoso toque, em 8 de Julho de 1776, convocou os cidadãos da Filadélfia para a leitura da Declaração da Independência. Antes, já havia soado para anunciar a abertura do Primeiro Congresso Continental, em 1774, e a eclosão da Batalha de Lexington, em 1775.

Ambas as marchas estão aqui publicadas em video, basta clicar na seta respectiva.
Fontes: algumas recolhidas localmente e outras da Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário